Pages

Empresa parceira

Empresa parceira

segunda-feira, 16 de março de 2015

Vacina contra o HPV será levada para as escolas em Macapá

Iniciada no dia 2 de março em Macapá, a campanha de vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV) será extendida para as escolas, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). A previsão é de que 14 mil meninas na faixa etária de 9 a 13 anos sejam imunizadas nesta primeira etapa, prevista para encerrar no dia 31 de março.
Segundo a Semsa, trata-se de uma nova estratégia para alcançar a meta de vacinação dentro do prazo. Em 2014, a campanha tinha como público alvo meninas de 11 a 13 anos, mas a faixa etária foi ampliada pelo Ministério da Saúde, abrangendo também meninas de 9 e 10 anos. A vacinação é dividida em 3 doses e previne contra o câncer de colo de útero.

Segundo a coordenadora municipal de imunização, Jorsette Cantuária, a expansão da campanha para escolas da rede pública contribuirá para que a meta de distribuição seja cumprida, evitando que ocorra como na segunda etapa do ano passado, quando apenas 34,79% do público foi vacinado com a segunda dose, um número abaixo das expectativas.

Coordenadora de imunização do município, Jorsette Cantuária (Foto: Cassio Albuquerque/G1) "Na primeira etapa conseguimos alcançar a meta, mas infelizmente não obtivemos êxito na segunda etapa, por causa da baixa procura da vacina em unidades básicas de saúde. Por isso adotamos uma nova estratégia para oferecer a vacina em escolas, com maior cobertura de imunização. O público de meninas nas escolas é bem maior do que as que chegam às unidades de saúde ", disse Cantuária.
Uma capacitação para profissionais de saúde foi realizada na manhã desta segunda-feira (16). Segundo a enfermeira Marta Vilhena, a resistência das famílias ainda é uma das dificuldades para o sucesso da imunização contra o HPV em Macapá.
"Muitos pais ainda têm receios em levar a filha para o posto e realizar a imunização, pois acreditam que ainda é cedo para isso. Mas nós, como profissionais de saúde, temos esse dever de orientar a população sobre os benefícios que a vacina pode trazer para as meninas", completa.

Profissionais de saúde foram capacitados em Macapá (Foto: Jéssica Alves/G1) A coordenadora disse que os locais de ensino serão visitados com antecedência e será marcada uma data para que as meninas sejam vacinadas. “É entregue um termo aos pais que deve ser entregue no dia da vacinação. Os pais só devem assinar no caso da não autorização para que a filha tome a vacina”, afirmou.
A vacinação em meninas de 9 a 11 anos é feita em três doses: a primeira, no mês de março; a segunda seis meses depois de receber a primeira (setembro); e a terceira, após 5 anos da primeira dose.
A novidade de 2015 é a inclusão das mulheres de 14 a 26 anos infectadas pelo vírus HIV, que aconteceu após a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade identificou que as complicações decorrentes do HPV ocorrem com mais frequência em pacientes portadores de HIV e Aids. A vacinação deve acontecer com intervalos de dois meses (após a primeira dose) e seis meses (após a segunda dose).


0 comentários:

Postar um comentário